EDUARDO CABÚS
E hoje a minha homenagem vai, com muitas saudades, para esse grande nome do Teatro da Bahia: JOÃO GAMA ! Muito difícil esquecê-lo! Foi professor de Maquiagem e Caracterização na ESCOLA DE TEATRO da UFBA, além de grande ator.
Usanso as palavras de Zoila Barata no Instagran: alguém muito importante que tive a honra de dividir a cena no espetáculo, ESTA NOITE IMPROVISAMOS de LUIGI PIRANDELO, com direção de ALBERTO D'AVERSA. e que compartilho, com vocês, um texto publicado na revista ViverBahia - Teatro Baiano:
" João Gama, ex-contador da Companhia Valença Industrial, começou em teatro com mais de 50 anos de idade. Excelente ator e uma figura humana muito rica, ele conta que perdeu 35 anos de serviço na Valença, "onde era bom funcionário, mas um contador ruím ", sem nenhuma indenização, para começar o curso e a carreira de teatro, quando Martim Gonçalves chegou à Bahia. Com cerca de 35 peças e mais de uma dezena de filmes para contar na sua carreira ( de Seara Vermelha a Tenda dos Milagres ), se aposentou da função de professor da Escola de Teatro, em 72. " Mas voltaria a trabalhar em peças, dirigido por Eduardo Cabus ou Ewald Hackler.
JOÃO GAMA
OBRIGADO zOILA PELAS PALAVRAS SOBRE ESSE GRANDE ATOR QUE FOI JOÃO GAMA E OBRIGADO PELA CITAÇÃO À MIMHA PESSOA. (Eduardo Cabus)